Sobre os Autores

Sobre os Autores

Conheça os nossos autores e colaboradores

Luís de Miranda Correia

Professor Catedrático Emérito, Universidade do Minho

Luís de Miranda Correia. Psicólogo e Professor Catedrático Emérito da Universidade do Minho, onde foi coordenador da área de Educação Especial e diretor do Departamento de Ciências de Educação da Criança do Instituto de Estudos da Criança e do Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial do Instituto de Educação.

Antes de ingressar no quadro da Universidade do Minho, foi psicólogo escolar nos Estados Unidos da América, investigador assistente na Universidade Brown, E.U.A., Adjunto de um Ministro da Educação, professor coordenador da ESE de Lisboa e professor convidado da Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade de Lisboa.

Colaborou, ainda, com as Universidades de Rhode Island e de Fairfield, E.U.A., e com a Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, a Universidade de Évora e a Universidade dos Açores.

Foi também consultor dos Departamentos de Educação dos Estados de Rhode Island e Massachusetts, E.U.A.

Em 1996, criou e coordenou, no Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho, dois mestrados em Educação Especial, especialidades em Dificuldades de Aprendizagem Específicas e Intervenção Precoce, e dois cursos de especialização nessas mesmas duas especialidades. Posteriormente, o Ministério da Educação aprovou a sua adequação ao Processo de Bolonha.

Para além da criação destes cursos, propôs também a criação de um Curso de Estudos Superiores Especializados e de um Curso de Qualificação em Educação Especial no Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho, bem como de um Curso de Estudos Superiores Especializados para o 2º e 3ºciclos e Ensino Secundário na ESE de Lisboa e de um curso de especialização na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, todos eles aprovados.
Tem coordenado vários projetos de investigação, reuniões científicas, encontros e congressos no âmbito da educação especial, inclusão e necessidades educativas especiais e participado em diversos seminários, simpósios, comunicações, conferências e ações de formação quer em Portugal quer no estrangeiro.

É autor de inúmeros livros, capítulos em livro, artigos, monografias e instrumentos de avaliação no âmbito da sua especialidade.