Sobre os Autores

Vitor Cruz

Licenciado em Educação Especial e Reabilitação, mestre em Educação Especial e doutorado na especialidade de Educação Especial e Reabilitação. Professor Auxiliar do Departamento de Educação, Ciências Sociais e Humanidades da Faculdade de Motricidade Humana (FMH), da Universidade de Lisboa.

Coordenador da Pós-Graduação em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor, da FMH. Editor da Revista de Educação Especial e Reabilitação (REER). Autor de vários livros, capítulos de livros e artigos relacionados com temas como: Dificuldades de Aprendizagem, Leitura e Educação Cognitiva.

 

Sofia Santos

Professora Auxiliar na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.

Sofia Santos. Membro da Unidade de Investigação Didática, Formação e Educação (UIDEF) do Instituto da Educação. Investigadora no domínio das Ciências Sociais e Humanas. É autora de vários artigos e livros, tendo-se dedicado ao estudo e validação de instrumentos de avaliação e outros temas no âmbito da Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental e Intervenção Psicomotora. Foi distinguida com o International Award da American Association Intellectual and Developmental Disability (2016), sendo membro do Grupo Internacional de Apoios da mesma Associação.

Em 2017 ganhou o Prémio Prémio Científico Universidade de Lisboa – CGD. É, desde 2003, editor-chefe da revista “A Psicomotricidade”, pertencendo igualmente à Comissão Redatorial da “Revista de Educação Especial e Reabilitação”.

Professor Luís Miranda Correia

Luís de Miranda Correia nasceu em Braga, em 25 de Fevereiro de 1947. É Psicólogo de formação e foi o fundador do Instituto Português de Dislexia e outras Necessidades Especiais (IPODINE) e da Flora Editora.

É Professor Catedrático Emérito da Universidade do Minho, tendo sido coordenador do domínio de Educação Especial e director do Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial do Instituto de Educação dessa mesma universidade.

Antes de ingressar no quadro da Universidade do Minho, foi psicólogo escolar nos Estados Unidos da América, investigador assistente na Universidade Brown, E.U.A., Adjunto de um Ministro da Educação, professor coordenador da ESE de Lisboa e professor convidado da Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade de Lisboa. Colaborou com as Universidades de Rhode Island e de Fairfield, E.U.A., e com a Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, a Universidade de Évora e a Universidade dos Açores. Foi também consultor dos Departamentos de Educação dos Estados de Rhode Island e Massachusetts, E.U.A.

Criou e coordenou, no Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho, dois mestrados em Educação Especial, especialidades em Dificuldades de Aprendizagem Específicas e Intervenção Precoce, e dois cursos de especialização nessas mesmas duas especialidades, bem como um Curso de Estudos Superiores Especializados para o 2º e 3ºciclos e Ensino Secundário na ESE de Lisboa e um curso de especialização em Educação Especial na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.

Tem coordenado vários projectos de investigação, reuniões científicas, encontros e congressos no âmbito da educação especial, inclusão e necessidades educativas especiais e participado em diversos seminários, simpósios, comunicações, conferências e ações de formação quer em Portugal quer no estrangeiro. É autor de inúmeros livros, capítulos em livro, artigos, monografias, e instrumentos de avaliação no âmbito da sua especialidade.
Propôs a criação e foi coordenador científico da Divisão de Educação Especial da Porto Editora. Educação Especial e Reabilitação”.